quinta-feira, 14 de maio de 2009

ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E GRUPOS CULTURAIS



ASSOCIAÇÃO SAUDADES DA TERRA - RIBEIRA QUENTE/U.S.A.

HISTÓRIA

A Associação Cultural Saudades da Terra, Ribeira Quente, U.S.A., foi fundada em Setembro de 1995, por iniciativa de um grupo de Ribeiraquentenses radicados nos USA, mais concretamente na cidade de New Bedford. Longe da sua Terra Natal, sentiram a necessidade de estreitar entre si lacos de amizade, de partilharem experiencias vividas, nao so em "Terras do Tio Sam" como em Terras "Lusas" - Ribeira Quente.

O dinamismo deste grupo de pessoas foi gradualmente se expandindo e consequentemente originou uma Associacao.

É uma Associação sem fins lucrativos, cujos principais objectivos visam essencialmente defender e preservar o patrimonio socio-cultural Ribeiraquentense legado pelos nossos antepassados.

É com esta filosofia que se realiza anualmente no mês de Maio o convivio, em que a Direcção da Associação convida uma pessoa natural da Ribeira Quente, que se designa por "Convidado de Honra" que se notabilizou profissionalmente, defensor dos interesses da nossa Terra, levando ao outro lado do Atlântico uma mensagem de saudade, bem como dar conhecimento dos acontecimentos que se passaram ao longo do ano no nosso "Torrão Natal".

Estes convivios servem para aproximar os Ribeiraquentenses, de modo que os mesmos voltam as origens cheios de saudade, alegria e boa disposição para reverem lugares que nunca deixaram de ser deles apesar da distancia. Recordam, com alguma mistica, os tempos que ja la vão, tentando por todos os meios preservar a identidade da cultura, usos, costumes e tradições, porque reconhecem o desafio/ameaças que os tempos modernos representam. Sempre que se realiza o convivio ha sempre aquela alegria, cor, movimento, calor humano e consequentemente, uma maior vontade de viver e recordar tudo aquilo que deixaram para trás, na esperança, porem, de um dia regressar.

É nesta data do convivio que a Associação com muito esforco e dedicacao todos os anos publica um livrinho que é de relevante interesse, nomeadamente em que qualquer pessoa pode dar o seu testemunho de uma longa vida passada, bem como transmitir o que lhe vai na alma, um acto de saudade. E de referir que a Associação comemora tambem um dia festivo e muito apreciado "A Matança do Porco" em que um grupo de pessoas se juntam para mais um ambiente caloroso.

Um dos objectivos tambem da Associação e a atribuição de bolsas de estudo a estudantes, que queiram ingressar no ensino superior.




Fundadores

Daciano DeMelo, presidente;

António Pimentel, vice presidente;

António Jose Pexia, secretário;

Jose DeMelo "Zeca", tesoureiro;

Norberto Alexandre, director.

Eduardo Linhares, director musical;

Antero Coelho, director;

Luis Medeiros, director;

Durval Amaral, director;

Eusébio Rego, director.


(Fonte:http://www.saudadesdaterra.com/historia_da_associacao.htm)

Sem comentários: