quinta-feira, 14 de maio de 2009

ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E GRUPOS CULTURAIS IV


GRUPO DE VIOLAS DA RIBEIRA QUENTE

HISTÓRIA

O Grupo de Violas da Ribeira Quente surgiu numa altura em que na Freguesia aparecia um novo leque de tocadores após duas Escolas de Viola da Terra e Violão. Na sequência destas Escolas, os tocadores juntavam-se uma vez por semana, ao Domingo, na casa de Adelino Carvalho, para tocar em conjunto e consolidar conhecimentos.

Aos Violões e Violas da Terra juntou-se um acordeão.

Durante mais de um ano este grupo de 10 a 15 músicos ensaiou por gosto e dedicação. Actuou no Império do Espírito Santo do Pentecostes, da Trindade e fez uma apresentação na Mordomia de São João em 1996, só com temas instrumentais. Nesta altura o grupo “saiu de casa” e começou a acompanhar as Domingas do Espírito Santo e a participar na Distribuição de Pensões na Freguesia.

Será então mais correcto apontar a formação deste grupo para 1996, quando se assumiu como tal perante a Freguesia.

Ao longo destes 10 anos o grupo tem sido requisitado um pouco por toda a Ilha para fazer as Pensões, Coroações, Domingas, Mudanças de Coroa.

Em 2003 o Grupo participou no programa Atlântida dedicado ao Concelho da Povoação, por convite da RTP Açores e da Câmara Municipal da Povoação, tendo sido esta a sua primeira actuação de palco. Desta actuação resultou um convite para se deslocarem aos Estados Unidos da América para actuar na Festa da Matança do Porco da Associação Saudades da Terra em Dezembro do mesmo ano.

Em Novembro de 2003 o Grupo gravou um pequeno trabalho musical com 14 temas, sendo a maior parte originais e outros resultado de uma recolha da música tradicional que se fazia na Ribeira Quente.

Em Janeiro de 2004 o Grupo deslocou-se à Bolsa de Turismo de Lisboa para representar o Concelho da Povoação a convite da Câmara Municipal.

O Grupo tem actuado com frequência no Concelho e continua a acompanhar as Domingas um pouco por todas a Freguesias deste.

Actualmente o Grupo conta com 7 elementos que são: Guilherme Linhares (Viola da Terra e Voz), Jaime Cardoso (Violão e Voz), César Manuel Carvalho (Violão e Voz), Rafael Carvalho (Viola da Terra e Voz), Ludgero Linhares (Viola da Terra e Voz), David Rita (Acordeão e Voz) e Pedro Braga (Violão e Voz).


(Fonte:http://www.ribeiraquente.com/Grupo%20de%20Violas%20da%20Ribeira%20Quente.htm)

Sem comentários: