quinta-feira, 14 de maio de 2009

ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E GRUPOS CULTURAIS I


ASSOCIAÇÃO SAUDADES DA TERRA QUEBEQUENTE

HISTÓRIA

A ideia de fundar esta Associação, dos naturais da Ribeira Quente a residirem na cidade de Montreal e arredores na província do Quebeque, nasceu logo após o dia 28 de Setembro de 1996, no salão de festas da igreja Santa Cruz, onde foi realizado com o intuito de comemorar os 20 anos de carreira artística do conjunto Sky-Queen e convívio em honra de São Paulo da Ribeira Quente. Este evento foi organizado pelo empresário Luís Arruda.
Foi manifestado um forte desejo por parte de muitos que se encontravam na sala para que eventos destes acontecessem com regularidade.
Entusiasmados com a ideia, inicialmente João Paulino Linhares, Natalina Furtado e Mário Carvalho mais tarde juntaram-se ao grupo António Costa, Liberato Furtado,Angelo Peixoto, Victor Carvalho, José Manuel Pimentel e o João Gonçalo.
No dia 19 de Outubro de 1996 reuniram-se pela primeira vez para preparar a fundação da Associação e definir seus objectivos. Neste dia foi aprovado por todos que a associação iria realizar todos os anos um convívio em Honra de São Paulo e na primavera a festa do chicharro.


Primeira direcção provisória:

Presidente: João Paulino Linhares;

Vice-presidente: Liberato Furtado;

Secretario : Mário Carvalho:

Tesoureiro: António Costa;

Vogais: Natalina Furtado, Victor Carvalho, José Linhares, João Gonçalo, Ângelo Peixoto, José Domingues Silva.


A elaboração dos seus estatutos e legalização da Associação só foi possível graças a colaboração do contabilista Emanuel Linhares Mariense filho de pais naturais da Ribeira Quente.

Foi no dia 15 de Janeiro do ano de 1997 que a Associação Saudades Da Terra Quebequente, foi registada oficialmente na província do Quebeque país Canadá.
Depois de então tem realizado como previsto todos os anos em Abril, Festa do Chicharro, prato principal chicharros fritos. Em Setembro convívio em Honra de São Paulo da Ribeira Quente. Todos os anos têm sido homenageados homens e mulheres oriundos da nossa freguesia e que têm dignificado e sido exemplos de vida para todos nós. Nas suas festas têm dado preferência aos artistas naturais e com ligações afectivas a Ribeira Quente.

Hoje a Associação Saudades da Terra é conhecida em Montreal por ter tido muito sucesso nos eventos que tem organizado, fruto do trabalho dos membros da direcção, familiares e amigos que ao longo de todos estes anos têm dado o melhor dos seus conhecimentos benevolamente, para enaltecer o nome da nossa terra. Têm ajudado com donativos em dinheiro, junta de freguesia, igreja de São Paulo, agrupamento de escuteiros, Mordomia do Espirito Santo, e algumas pessoas que têm tido problemas nas suas vidas pessoais.

Em Montreal tem patrocinado uma equipa de futebol com alguns jovens da Ribeira Quente Club. J.P.

Organizou festas para angariação de fundos para ajuda das vítimas de inundações e catástrofes naturais, que aconteceram na freguesia durante os últimos 10 anos.

Localmente, homenageia todos os defuntos naturais da freguesia enviando flores para o seu funeral.

Todos os anos reune-se em assembleia geral os membros para apresentar contas e eleger os novos membros da direcção.

Tem uma situação financeira muito positiva que garante a continuação das suas actividades no futuro.

Não tem ligação política com nenhum partido tanto no Canada como em Portugal.


Presentemente a Associaçao é Presidida por:

Roberto Carvalho

Vice-Presidente:

Jose Cabral

Tesoureiro:

José Francisco Gafanhoto

Secretario:

Tito Carvalho

Vogais:

Joao Branco

Jerry Arruda

João Gonçalo

Alex Tiburcio

Roberto Abarrota

António Chico


(Fonte:http://www.quebequente.com/quemsomos.html)

Sem comentários: