sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ANO 1970 / ARQUIVO PAROQUIAL


Notas estatísticas: População 1987; Fogos 450; Candidato ao Sacerdócio 1; Catequese, 325 inscritos; Catequistas, 27; Baptismos, 55; Comunhão, 32.600; Casamentos, 16; Óbitos, 19. Todos os organismos trabalharam com a vitalidade dos demais anos.
Há a registar que na noite de Natal houve um pequeno Auto comemorativo do Natal, levado a efeito pelos rapazes do C.N.E. e meninas adolescentes da J.C.F.
Foi feita a doação oral da terra situada em Ponta Garça, por António Jacinto Linhares e Maria Fernanda Curvelo, com o fim de todos os anos ao receberem-se as rendas a paróquia rezar pelos próprios e seus parentes.
Neste ano a Capela local começou por solenizar a última missa dominical, o que manteve até ao presente e pretende continuar.
Deu-se por completo o douramento do altar de Nossa Senhora de Fátima, último e mais dispendioso dos altares.
Foi substituído o canavial de protecção ao quintal nordeste do Passal, por muro em pedra e bloco.
Construídos 2 reservatórios de água; feita canalização em casa e quarto de banho; comprado cilindro de aquecimento e equipamento de cozinha e quarto de banho, bem como auto-bomba para condução da água ao nível da casa.
Abri diariamente a homens da comunidade, o Salão, com fim de recrear e desenvolver convívios são pela leitura, desportos e reuniões. A afluência foi compensadora com a presença média de 20 pessoas.

ANO 1969 / VISITA PASTORAL

No dia 20 de Fevereiro de 1969, visitei mais uma vez a Paróquia de São Paulo Ribeira Quente e grande foi a minha alegria por verificar que este bom povo continua firme na sua fé. Verdadeiramente o espírito de Deus reina e acalenta os corações. Em qualquer local da terra, onde se encontre um filho da Ribeira Quente, aí estará um homem de crença firme, amigo de Deus e, nesta certeza, todos caminham radiantes para a Pátria, que nos espera, o Céu. Felicito o Rev. Padre Silvino Amaral e todos os bons paroquianos, que com ele colaboram.
Continuai, pois, nos vossos sentimentos dos portugueses do séc. 15, que pela primeira vez, povoaram esta linda terra e, assim, sereis felizes.
Deixo-vos uma benção ampla e peço ao Senhor que sempre vos proteja.

Manuel Afonso de Carvalho, Bispo de Angra

ANO 1968 / ARQUIVO PAROQUIAL

Em Janeiro foi oferecida à Igreja terra sita ao Mato Barreto com a dimensão de 3 alqueires de José Melo Melão.
Que prossegue o entalhamento do Altar de Nossa Senhora de Fátima.
Que se completou uma dependência no lado poente da igreja, com o comprimento de 23 metros e largura de 6 metros, a qual se assemelha a um Salão Paroquial. Este foi inaugurado em 10 de Novembro, aquando da promessa dos Lobitos do C.N.E.
Que anexo à dependência supra se inaugurou um campo de pequenos desportos apropriado ao andebol, basquete e futebol salão.
Que se fez o primeiro juramento da F.A.C.F.
Que em 14 de Julho se realizou encontro da J.A.C., com a J.A.C.F. no Salão, e nas vésperas encontro no Agrião e depois na Lagoa das Furnas.
Que se deu passeio de camioneta até às Sete Cidades e Mosteiros, com músicos da Capela.
Que pregaram pelo Lausperene: Padre Agnelo Soares Almeida; festa de São Paulo, Padre Benjamim Pimentel Cabral; ofício de Almas Padre João Mota.
Funcionaram todos os organismos existentes.
Comungaram 24.987 vezes.

VISITA PASTORAL DE 1964

Mais uma vez a Ribeira Quente deu mostras da fé viva que acalenta os corações; grande, na verdade, é a fé deste povo e a sua dedicação à Igreja! Não podemos esquecer o entusiasmo e o carinho como os bons homens nos foram esperar em extenso cortejo, no início da paróquia. Sempre esta terra será abençoada pelo Divino Espírito Santo, que reina em todos os corações. Na terra ou sobre o mar, nos trabalhos e nos perigos, sempre a alegria existirá nas nossas almas.
Felicitamos o Rev. Padre Silvino Amaral e todos os que com ele colaboram com os seus trabalhos e sacrifícios. Sabemos que todos os bons filhos da Ribeira Quente estão inscritos na O.V.S. e não se esquecem de rezar pelo nosso Seminário e para a santificação dos sacerdotes e seminaristas, o que é penhor certo de que sempre terão um sacerdote santo a indicar-lhes o caminho do bem.
Deixamos uma benção ampla e com ela o nosso coração de Pastor agradecido.

Ribeira Quente, 14 de Fevereiro de 1964

Manuel Afonso de Carvalho, Bispo de Angra

ANO 1962 / ARQUIVO PAROQUIAL

No ano de 1962 registaram-se 431 fogos; 76 baptismos; 21 casamentos; 14 óbitos; 376 crianças inscritas na catequese, num total de 2.330 almas. Houve 16.799 comunhões. O rendimento disponível da Igreja 37$521.72; a percentagem diocesana foi de 4$169.08. O produto dos indultos pontifícios foi de 953$50. Houve 200 inscritos na Liga Eucaristica dos Homens, com missa celebrada mensalmente pelos cotizantes. Fez-se o terço colectivo dos homens com prática de formação no dia 13 de cada mês. Foi normal a vida da L.A.C.F., J.A.C. e J.A.C.F. Celebraram-se as festividades do Divino Espirito Santo, promovidas pela mesa da Irmandade para tal erecta. Nas festividades do orago foi pregador o Rev. José Ribeiro Martins. Fez-se o Lausperene com tríduo preparatório e missa cantada no dia final; o pregador foi o Rev. Padre Hermenegildo Oliveira Galante. Pelo ofício solene pelos defuntos da paróquia pregou o Rev. Padre João Raposo Leite. Celebrou-se com a pompa habitual o mês de Maria, do Rosário, de São José, das Almas, do Sagrado Coração de Jesus. Fizeram-se as novenas do Natal, Nossa Senhora da Conceição e do Espírito Santo. Os enfermos foram uma vez visitados solenemente e amiudadas vezes particularmente. Nos Domingos e Festas da Quaresma houve via sacra. Fizeram-se reuniões do curso pré-matrimonial, de mães e de catequistas. Foi fundada a O.V.S. Durante este ano foi concertado o passal com a construção de um quarto de banho, loja para despejo, muralha de protecção, currais, galinheiro e cimentação do pátio de trás. A Igreja foi retelhada, caiada e pintada de novo. Finalmente foi cimentado todo o adro.