segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O CASTELO DA RIBEIRA QUENTE


Segundo documentação existente, podemos verificar que entre os anos de 1598 a 1621 (1), portanto muitos antes da erupção e sismo atrás referidos, no litoral da Ribeira Quente, supõe-se que na direcção ou vertente perpendicular que parte da nova Igreja, foi ali construido um pequeno forte para repelir a pirataria, provavelmente no período filipino nos Açores, o qual veio a ser indirectamente mencionado por volta de 1797.

Da autoria de João Leite de Chaves e Melo Gato, existe um documento que diz:

"No distrito de Vila Franca, poico mais de 3 légoas, a leste de Vila Franca o do ribª quente (forte), 21/2; esta cituado em meio de hûa pequena praia de ceixos miudos, e serve de porto do lug. tem hûma ruina em o flanco direito, Oeste, não tem pottoens, as cazas habitadas; porem em bom estado; tem 7 canhoneiras e 7 peças desmontadas, 'apalamenta e munições nada".

Este precioso apanhado histórico mostra-nos, de forma inegável, que o lugar da Ribeira Quente depois das referências frutuosianas, se veio a tornar num ponto estratégico de defesa militar porque o seu pequeno forte passou a fazer parte do número de fortificações que existiram na costa sul de São Miguel, as quais se estendiam desde poente até ao Faial da Terra.

Se já existia na realidade o mesmo, antes da erupção, como não foi mencionado nos escritos referentes à erupção de 1630?

O certo é que este foi uma realidade indesmentivel porque a tradição perpetuou, até ao presente, aquela zona da Ribeira Quente como "Rua do Castelo".


(1) - Ofício de 10/04/1797, assinado em Ponta Delgada por João Leite de Chaves e Melo Gato, dirigido ao Ministro D. Rodrigo de Sousa. Documento dos Açores, maço n.º 16.

Sem comentários: