terça-feira, 16 de setembro de 2008

VISITA PASTORAL DE 2002 - D. ANTÓNIO SOUSA BRAGA


Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2002, fiz a Visita Pastoral à Paróquia da Ribeira Quente. Depois da recepção à porta da igrej paroquial, presidi à Celebração Eucarística, com uma assembleia que praticamente enchia a igreja.
No primeiro dia, tive um encontro com os alunos e professores da Escola, todos reunidos no edifício do Fogo. As crianças cantaram e eu pude dialogar e rezar com elas.
Visitei igulmente o Centro Social Paroquial, onde contactei com as crianças do ATL e as senhoras do artesanato.
O Centro Social Paroquial tem prestado um relevante serviço de promoção humana na freguesia, sob a orientação do Pároco, o Padre Silvino Amaral, que tem acompanhado o seu desenvolvimento, desde os patamares de pobreza e de miséria, até à situação actual de desafogo e bem estar.
A sua função foi determinante, por ocasião da catástrofe de 31 de Outubro de 1997, seja como apoio logístico, seja como instituição que apoiou e coordenou as ajudas.
Terminei o dia com a visita à Junta de Freguesia, ao porto e à Cooperativa dos Pescadores.
A freguesia transformou-se totalmente, também no seu aspecto externo. Ficou com um óptimo porto e uma admirável orla marítima. Todas as famílias sinistradas têm a sua situação habitacional resolvida. Não se tornou a construir no local sinistrado, mas atribuiram-se casas noutros locais.
No segundo dia, visitei os doentes e idosos acamados, que apreciaram, como sempre, o diálogo e o momento de oração. De assinalar a abertura e a expressividade das crianças, a denotar um bom nível de socialização.
À tarde, reuni-me com os membros do Conselho Pastoral, com representantes dos vários movimentos e grupos paroquiais. Do diálogo resultou o seguinte quadro de vida paroquial:
A Catequese está organizada, conforme o itenerário operacional de 10 anos. Há 13 catequistas para 137 crianças. Há salas próprias para Catequese, ao lado do Centro Social Paroquial.
Há rotativamente reuniões semanais de catequistas, ACR e Reflexão Bíblica, uma vez que são as mesmas pessoas que integram estes grupos, que, assim se apoiam reciprocamente a nível formativo.
Funciona um agrupamento do CNE, com sede própria muito boa. São 70 elementos, entre os quais se contam 18 chefes, o que por si, já constitui uma proeza. O agrupamento está muito ligado à freguesia e à Paróquia, numa feliz coperação. Muitos jovens têm passado ou foram atingidos pelo espírito Escuta. Tem havido muito intercâmbio com os agrupamentos do Continente e das outras Ilhas.
Há um Grupo de Jovens, com 13 elementos, animado pelo Márcio Pimentel. Tem promovido algumas iniciativas, como por exemplo a Semana da Palavra e a publicação do Boletim Paroquial O Búzio. Está prevista a montagem de uma Creche, a funcionar durante a Missa, para cuidar das crianças até aos seis anos.
Desde 2001, relançou-se o Rancho de Romeiros, que tem mantido reuniões mensais de formação, além da preparação imediata para a Romaria.
Foi também renovado o Grupo Coral, integrano, além dos adultos, também crianças e jovens. Reunem-se duas vezes por semana para prepararem o canto e as leituras.
A Liga Eucarística, embora um pouco esmorecida, continua a reunir-se uma vez por mês. A Legião de Maria é que, praticamente, está inactiva, uma vez que os seus membros estão integrados noutros grupos.
Há uma Equipa de Formação, que cuida dos CPB e CPM, das Assembleias Paroquiais e de outras eventuais acções de formação.
Todos os Domingos reune-se o Grupo de Oração Neo-Carismática com o seu espírito de oração dentro de uma espiritualidade renovada, assente na fé e acção do espírito Santo.
Três Ministros Extraordinários da Comunhão visitam semanalmente os doentes e idosos acamados.
Apesar do Núcleo Cáritas não estar muito activo, neste momento, há grande acção social, através da Acção Católica, que teve grande implantação na Paróquia e, sobretudo, através do Centro Social Paroquial, que, além das valências actuais, tem-se habilitado a vários programas financiados pela UE, que muito têm beneficiado a população.
Resumindo e concluindo, apesar de todos os condicionalismos da época actual, a Paróquia mantém-se viva e tem muita gente empenhada, que celebra generosamente com o Pároco, bem aceite e muito apreciado.
Aqui é bem visível a presença significativa da Igreja, não só pela sua actividade religiosa, mas também pela sua acção, em favor da promoção humana. A Igreja, através do Pároco e do Centro Social Paroquial, foi acompanhando e conduzindo o desenvolvimento da comunidade local. Os grandes passos, as grandes conquistas da freguesia foram acontecendo sempre com o apoio e a partir da iniciativa da Igreja. Isto deve-se muito ao empenho do Pároco, o Padre Silvino Amaral.
Está, pois, de parabéns, com toda a sua comunidade paroquial.
Em perspectiva de futuro, apoio claramente a intenção de adquirir o prédio ao lado do Centro Social Paroquial. É uma boa oportunidade, que vem enriquecer o património paroquial, abrindo a possibilidade a iniciativas futuras. O financiamento de compra pode ser feito com a venda do Passal e do terreno anexo. Se isso não for possível, por falta de comprador, há a possibilidade de contrair empréstimo bancário, com o aval da Diocese. Infelizmente a Diocese, neste momento, não pode dar um contributo directo, porque está empenhada na construção dos Centros Pastorais de Ilha e na reconstrução das igrejas do Pico e do Faial, danificadas pelo sismo de 1998. Seja como for, o assunto merece toda a consideração.
A Visita terminou com a celebração do Sacramento do Crisma, cerimónia bem preparada, muito animada e participada.
Que o senhor, por intermédio de São Paulo e de Nossa Senhora da Graça, a todos abençoe.

António, Bispo de Angra

Sem comentários: