terça-feira, 16 de setembro de 2008

VISITA PASTORAL DE 1984

Fiz Visita Pastoral à paróquia de São Paulo da Ribeira Quente, ilha de São Miguel, no dia 18 de Janeiro de 1984.
Muito povo se associou a todos os actos da mesma, manifestando sua fé e boa índole cristã, bem como os sentimentos do seu coração simples.
Na eucaristia, com o Templo repleto de fiéis, quase todos participando com entusiasmo e fervor na oração, no canto e na comunhão - o que sublimo com apreço - se celebrou o Sacramento da Confirmação.
Visitei, após o almoço, os doentes da paróquia, todos com sentimentos piedosos e que são cuidadosamente assistidos pelo Rev. Padre Silvino Amaral, Pároco.
Pude verificar que existe alguma carência na casa de alguns, sendo de esperar que lhes não falte o apoio e ajuda de outros irmãos na fé.
Igualmente verifiquei que este povo, bom, trabalhador no mar e na terra, está longe de ser bem servido no que se refere a estruturas de base, como saneamento, água corrente e ruas devidamente pavimentadas, sendo de esperar das entidades oficiais - concelhias e regionais - o maior interesse e cuidado em ocorrer a tais carências, que hoje, felizmente, já não se verificam em muitas terras da ilha.
A união de boas vontades das gentes de Ribeira Quente com sua Junta de Freguesia poderá influir na solução rápida de problema de tal importância.
Por outro lado, parece também impor-se a união de quantos trabalham no mar para obterem o maior rendimento possível do fruto do seu esforçado trabalho, para isso organizando-se em estruturas de conservação e de distribuição e venda de pescado. Não poderão aceitar passivamente que só outros beneficiem do que lhes custa tanto a conseguir, para tal havendo de unir esforços e tomar construtivas, que a própria doutrina social da Igreja aponta como caminho a seguir.
No pequeno salão paroquial, contíguo à Igreja, tive um demorado encontro com elementos de Obras e Movimentos paroquiais, estando igualmente presente muito povo, gentes de todas as idades.
A Catequese está bem organizada, com bom número de catequistas, todas com zelo e boa vontade, ainda que seja necessário, as que ainda o não fizeram, participarem em um curso de iniciação, e as que já frequentaram fazerem um curso elementar, para sentirem melhor preparação no desempenho de tão útil missão.
Bom será que também homens e rapazes, estes recrutados dentre os do grupo de jovens e dos que hoje se Confirmaram, venham a ser catequistas, até pelo testemunho positivo que tal facto representará.
Igualmente se impõe organizar o pré-catecismo e promover com regularidade encontros de pais, para estes poderem participar com interesse e maior conhecimento na preparação cristã dos seus filhos.
Para darem a catequese faltam salas em número adaptadas condições, o que virá a solucionar-se com o desejado salão paroquial, para o qual já há terreno e se iniciaram os primeiros passos quanto ao respectivo projecto, sendo de esperar que todos colaborem generosamente na sua edificação, quando iniciadas forem as obras. Uma obra de tal envergadura merecerá, por certo, o apoio das entidades oficiais da Região, que espero lhe não falte, sem dispensar o contributo dos paroquianos da Ribeira Quente.
A Liga Eucarística, para homens e senhoras, actua bem, sendo de desejar que alargue cada vez mais o sentido e espírito eucarístico entre o povo.
A Acção Católica Rural, com 17 senhoras, tem bom espírito apostólico e mantém louvável acção apostólica.
Bom será que outros elementos, mesmo homens, se lhe associem, para assim se desenvolver, como é preciso, autêntico apostolado no próprio meio, procurando cada um colaborar na valorização moral e espiritual da própria freguesia. É, aliás, esse um dever de todo o baptizado e, mais ainda, do que se confirmou.
Também a JACF - Juventude Agrária Católica Feminina - está dando seus passos promissores na mesma linha de apostolado entre os jovens da paróquia.
Preciso é que outros jovens venham participar em suas actividades, para se valorizarem cada vez mais e serem elementos dinamizadores e santificadores da Igreja a actuar entre a juventude da Ribeira Quente.
Oxalá que alguns dos que hoje se confirmam e outros se decidam a cooperar em tão valido Movimento.
Há um bom grupo de adolescentes que reúne com regularidade e exigentemente é acompanhado em sua formação cristã, o que merece encómio.
Também cerca de 3 dezenas de jovens se vão reunindo para estudo dos próprios problemas. Importará que cada qual tire um propósito de acção apostólica a desempenhar junto dos outros e disso lhe peçam conta na reunião seguinte, par estímulo de todos.
Começou há pouco tempo o CNE que conta com cerca de 50 elementos, tendo bom trabalho de formação e de campo, o que é de louvar. Oxalá possa ter em breve uma sede onde melhor possa acomodar-se para a sua formação.
Muito mais recente é a LIAM - Liga Intensificadora de Acção Missionária - que merece o apoio de todos no seu desejo de avivar em cada um o sentido missionário e a colaboração para a Obra das Missões - fundamental na vida cristã.
Tem bom número de elementos o grupo coral, a quem cabe ser exemplo e dinamizador de todo o povo na vivência do culto de Deus pela liturgia participada e vivida.
É preciso fazer pequenos ensaios com o povo para que todos participem sempre mais no canto.
Alguns leitores se encarregam das leituras na Eucaristia Dominical, o que é de louvar.
Trabalha em boa harmonia com o Rev. Pároco e com zelo o Conselho Administrativo, à sua frente temos agora a obra do salão paroquial, que Deus queira não demore muito a iniciar a sua construção, pela falta que faz.
Com louvor sublinho a existência do Conselho Pastoral de Paróquia para a coordenação de actividades comuns e dinamização dos Movimentos e Obras existentes.
Procurará, além de integrar os agora confirmados em Obras e Movimentos existentes, fazer com que se organizem grupos de casais para reunirem regularmente e se ajudarem no estudo e reflexão da espiritualidade própria, na acção de apostolado com os outros casais e na defesa da família e seus valores.
Também procurará que as viúvas se organizem no MEV - Movimento de Esperança e Vida, assim descobrindo o caminho próprio e se ajudando umas às outras.
Sobre Pároco e paroquianos invovo a benção de Deus.

Ribeira Quente, 18 de Janeiro de 1984

Aurélio, Bispo de Angra

Sem comentários: