quinta-feira, 11 de setembro de 2008

- ANO DE 1955 - COMPRA DO HARMÓNIO E SANEFAS / MUDANÇA DE CLERO

Deve ficar registado neste livro a aquisição de um harmónio fixo, em segunda mão, mas quase novo, que foi comprado ao Vigário de São Pedro de Vila Franca do Campo, Padre Lucindo Teixeira Mendes Andrade, por sete mil escudos (7.000$00). Muito se esforçou para esta aquisição o digno seminarista João Vieira Jerónimo desta freguesia, bem como os elementos da Capela, percorrendo várias vezes os paroquianos e pescadores deste porto, que da melhor vontade deram a sua esmola - bem haja pos a todos.
Também acabou de vestir-se esta Igreja com sanefas nas janelas, bem como cortinas oferecidas pelo senhor José Azeredo e sua esposa, vindos da América. As sanefas importaram na quase totalidade em cinco mil escudos (5.000$00).
Como epílogo tenho a acrescentar que no dia 14 de Setembro de 1955, saí para a Paróquia de Santa Luzia das Feteiras de Ponta Delgada, conforme nomeação feita pelo senhor Bispo Coadjutor D. Manuel Afonso de Carvalho. Para me substituir vem o Padre Antero Jacinto de Melo, natural desta freguesia, ordenado à seis anos e que paroquiava no lugar da Covoada, Concelho de Ponta Delgada. Vou substituir o Padre Carlos Lopes que foi transferido para a freguesia do Raminho da Ilha Terceira e que com agrado pastoreou aquela freguesia das Feteiras durante oito anos. O Padre Laudalino de Sousa Duarte Frazão, cura da Povoação, foi transferido para a Lomba da Maia.
Deus abençoe o bom povo da Ribeira Quente e a mim me ajude a levar a cruz sacerdotal.

Ribeira Quente e Arquivo Paroquial, aos 14 de Setembro de 1955

O Pároco
Padre José Jacinto da Costa

Sem comentários: