terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ano de 1938 a 25-11-1940


Padre Cristovam de Melo Garcia



Dos Registos Paroquiais, poderemos extrair o seguinte:


"No principio deste ano tomou conta desta paróquia o Padre Cristovam de Melo Garcia, natural da Matriz da Ribeira Grande, que durante três anos esteve de Vigário Cooperador do Padre Ernesto Jacinto Raposo na Vila da Povoação.
Durante a sua permanência nesta paróquia foi montada a instalação eléctrica nesta Igreja no montante de três mil setenta e um escudos e cincoenta e cinco centavos (3.071$55).
Em três de Agosto de 1940 o Senhor Bispo Dom Guilherme Augusto da Cunha Guimarãis fez a visita pastoral a esta freguesia crismando cento e sessenta (160) pessoas de ambos os sexos, indo e vindo de automóvel até aos túneis e seguindo d’aqui ao princípio desta freguesia de burro, acompanhando-o o Ouvidor Eclesiástico Padre Ernesto Jacinto Raposo.
Em dezoito de Agosto de 1940, foram inaugurados os dois túneis – estrada executados pela Junta Geral do Districto autónomo de Ponta Delgada da presidência do Doutor Duarte Manuel de Andrade Albuquerque e sob a direcção técnica do engenheiro director Francisco Pachêco de Castro e seu agente técnico Floriano Victor Borges. Foi esta a primeira vez que chegaram automóveis á Ribeira Quente com os mais pitorescos comentários feitos por este povo simples e rude. E assim a Ribeira Quente ficou ligada a toda a ilha por esta estrada começada em Julho de 1901, pelo lançamento da primeira pedra pelo nosso saudoso Rei Dom Carlos, aquando da Sua visita aos Açores nesse ano."

Sem comentários: