quarta-feira, 13 de maio de 2009

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÓMICA

Freguesia da Ribeira Quente

População

De acordo com os Censos de 2001, a Freguesia da Ribeira Quente conta com um total de 798 Habitantes é constituída pelas seguintes massas populacionais.

Em síntese, a pirâmide etária do Concelho, que se segue, dá conta de uma repartição mais minuciosa da população por grupos etários, em 2001, tornando perceptível constatar que o equilíbrio entre os sexos não se verifica em boa parte dos grupos etários.

O Escalão dos 10 aos 24 anos são as idades em que destacam a maioria da população (homens, mulheres), já no escalão dos 40 aos 85 ou + anos são as idades em que á um decréscimo da população (homens, mulheres).
A figura abaixo ilustra a evolução populacional da freguesia da Ribeira Quente entre 1900 e 2001.


A Freguesia da Ribeira Quente, tinha 1463 habitantes em 1900, não havendo registos até 1950, altura em que ocorre um aumento dos seus residentes (2126), crescendo ligeiramente até 1960 (2211) e iniciando, á semelhança de todas as outras, um processo de decréscimo da sua população que se prolongou até 2001 (quando registava apenas 798 habitantes).
O quadro seguinte apresenta alguns indicadores demográficos, que permitem observar as dinâmicas de crescimento natural, de natalidade, de mortalidade, de nupcialidade, de divórcio e de envelhecimento da população, no Concelho da Povoação:


O quadro seguinte apresentado mostra a evolução do parque habitacional com a população e com o número de famílias na freguesia da Ribeira Quente, entre 1991 e 2001:

A figura seguinte compara a população residente Empregada e Desempregada na freguesia da Ribeira Quente entre 1991 e 2001: - As taxas de desemprego demonstram um decréscimo significativo, de 1991 para 2001, na freguesia da Ribeira Quente (de 22,5 para 11,5%).

A figura que se segue permite reforçar a ideia de que a Ribeira Quente é uma Freguesia com baixas habilitações escolares.

A figura que se segue permite visualizar a Evolução das Taxas de Analfabetismo da População Residente na Freguesia da Ribeira Quente:

A figura apresentada ilustra a População Desempregada por Níveis de Instrução na Freguesia da Ribeira Quente.
- Na freguesia da Ribeira Quente, a maioria dos desempregados possui apenas o 1º CEB ou o 2º CEB.


O Quadro seguinte apresenta a População Residente Empregada, por Sectores de Actividade Económica, na Freguesia da Ribeira Quente: - O peso maioritário da sua população empregada recai no sector Secundário, embora próximo dos valores dos sectores primário e terciário.

O Quadro seguinte ilustra o número de Alojamentos Familiares Ocupados como Residência Habitual com Infra-estruturas Básicas, na Freguesia da Ribeira Quente:

(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeira_Quente)

Sem comentários: